quarta-feira, 1 de maio de 2013

SWOT

Descrição

A análise SWOT constitui em uma ferramenta simples e prática que permite fazer a análise do ambiente interno e externo da organização, produzindo informações que podem subsidiar a tomada de decisões estratégicas.


O termo SWOT advém do inglês e é um acrônimo
de Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats). O princípio de sua aplicação pode ser encontrado já no livro Sun Tzu (Arte da Guerra): "Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças " (SUN TZU, 500 a.C.).
Os principais aspectos analisados em cada quadrante do SWOT são:
· Oportunidades: são situações externas, atuais ou futuras que, se adequadamente aproveitadas pela empresa, podem influenciá-la positivamente;
  • · Ameaças: são situações externas, atuais ou futuras que, se não eliminadas, minimizadas ou evitadas pela empresa, podem afeta-la negativamente;
  • · Forças: são características da empresa, tangíveis ou não, que podem ser potencializadas para otimizar seu desempenho;
  • · Fraquezas: são características da empresa, tangíveis ou não, que devem ser minimizadas para evitar influência negativa sobre seu desempenho;
A análise de Pontos Fracos e Pontos Fortes é usualmente realizada tomando como base a situação da empresa em relação aos competidores ou seus clientes. Ameaças e oportunidades são advindas do meio externo e, assim sendo, referem-se aos adventos e situações que fogem do controle direto da empresa (ex: fatores demográficos, econômicos, políticos, sociais, legais) mas que podem ser minimizados ou reposicionados sob o ponto de vista estratégico.



O desafio central da análise SWOT é potencializar os pontos fortes, anular os pontos fracos, aproveitar as oportunidades e, caso seja possível, transformar ameaças em oportunidades. A propósito, a palavra chinesa para “crise” é uma composição dos ideogramas “perigo” e “oportunidade”.




Exemplo de aplicação

(extrato da dissertação de Giacomini (2010), orientada pelo Prof. Dr. Aguinaldo dos Santos no PPGDesign/UFPR).

"A partir da entrevista com a diretoria da empresa foram levantados os pontos fortes e fracos, as ameaças e as oportunidades da Globusiness com o intuito de identificar a situação atual da empresa (Vide Quadro 20).
FORÇAS
FRAQUEZAS
Atendimento personalizado
Localização privilegiada
Boa relação entre qualidade e custo ofertados ao cliente
Investimento em tecnologia
(por exemplo: falta de equipamento de ar-condicionado e no-break)
OPORTUNIDADES
AMEAÇAS
A crise econômica aponta novos clientes
A crise econômica, pois esta é responsável pela perda de clientes
Concorrentes que, por possuírem empresas em diversos setores, tratam este como um negócio secundário e estabelecem padrões de preço e qualidade abaixo dos estabelecidos pelo mercado.
QUADRO 20 - ANÁLISE SWOT DA EMPRESA GLOBUSINESS
FONTE: Baseado em entrevista concedida por Galiano (2009)
Por meio da análise dos dados coletados verificou-se que a principal força da empresa está em sua localização e no padrão de qualidade/custo ofertado incluindo, por exemplo, serviços como: portaria 24 horas, circuito interno de televisão/segurança, etc. Como a empresa é associada à ANCN este fator também contribui para manter o padrão de qualidade oferecido, pois esta associação realiza reuniões anuais para discutir a postura e os procedimentos adotados pelas empresas da rede e também efetua a supervisão das mesmas.
Segundo a empresa o custo dos serviços pode ser considerado um benefício relevante para os clientes se estes considerarem os gastos totais que teriam para manter individualmente a mesma estrutura oferecida pela Globusiness e, além disso, os serviços personalizados conferem satisfação e conforto aos clientes, buscando atender às demandas individuais. Para enfatizar estas forças a empresa busca efetuar trimestralmente um acompanhamento da satisfação do cliente e identificar as necessidades apresentadas.
Sob a ótica do PSS verifica-se que a empresa pode basear na unidade de satisfação o seu diferencial competitivo, fundamentando-o na inovação e na sustentabilidade. Quanto às ameaças, a Globusiness considera que os concorrentes que tratam o negócio como secundário podem afetar o desempenho da mesma. A diretoria da Globussiness argumentou que estas empresas mesmo não oferecendo produtos e serviços de qualidade e possuindo má localização podem conquistar os clientes com pacotes promocionais, oferecendo, por exemplo, dez horas de utilização gratuita de sala de reuniões no ato do contrato. Para transformar esta ameaça em oportunidade o PSS prevê o fortalecimento da cadeia de atores envolvidos no sistema por meio de parcerias em longo prazo com os fornecedores do serviço/concorrentes objetivando estabelecer a área de atuação de cada um e a padronização da qualidade oferecida.
Se por um lado a crise econômica pode ser considerada uma ameaça, por outro a empresa considera como oportunidade, pois com a necessidade de reduzir custos os grandes empreendedores percebem a vantagem de utilizar os serviços de um escritório virtual.
Para minimizar a fraqueza percebida pela falta de investimento em tecnologia (por exemplo: falta de equipamento de ar-condicionado e no-break) o PSS enfatiza o estabelecimento de parcerias com empresas que possam subsidiar ou minimizar possíveis falhas do sistema (como por exemplo: empresa que ofereçam segurança armazenamento de dados) ou empresas que efetuem parcerias (pay on demand) durante a utilização de equipamentos.

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