terça-feira, 9 de abril de 2013

Princípios


Princípios (credo, valores, política, filosofia, etc...) são balizamentos para o processo decisório e para o comportamento da empresa no cumprimento de sua missão.
Qualquer organização, seja aquela recém fundada até uma organização centenária é norteada por princípios e valores. Cada colaborador traz consigo para a organização seus princípios e valores individuais, oriundos de seu background social, cultural, religioso, etc. Estes são reunidos na organização e resultam em um novo conjunto de princípios e valores, agora coletivos e não necessariamente os mesmos presentes no indivíduo.

Muito frequente são as organizações onde os valores e princípios foram determinados pelo fundador da organização. Em organizações menos influenciadas pela personalidade de uma pessoa específica os valores e princípios podem ser o resultado de uma sistemática análise das expectativas dos stakeholders da organização.
Temas típicos para a definição de princípios e valores incluem: clientes, ética, qualidade, relações com a comunidade, ecologia, transparência, gestão de pessoas, imagem, tecnologia. Para que sejam mnemônicos o ideal é que não exceder cinco ou seis. Mais importante é que reflitam a prática efetiva no dia-a-dia da organização pois do contrário o próprio processo de planejamento estratégico pode acabar desacreditado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário