quarta-feira, 24 de abril de 2013

Missão

A missão determina o propósito de uma organização em seu negócio. Empresas diferentes com negócios similares podem ter missões diametralmente opostas. A missão pode integrar desde informações acerca do perfil do negócio até os principais valores que regerão suas operações diárias.

A realização da missão no dia-a-dia da empresa deve contribuir para o alcance de sua visão de longo prazo. Uma definição adequada da missão deve permitir a qualquer colaborador (interno ou externo) de uma organização a análise quanto à adequação de suas ações hoje com os propósitos da organização no longo prazo.

Empresas com um processo efetivo de gestão estratégica do negócio tem a prática de deixar a missão exposta nos principais pontos de circulação da empresa, começando pelo hall de recepção de cliente. A eficácia deste processo já pode ser identificado nesta informação: quando perguntado, todo colaborador da organização deveria ter o mesmo entendimento quanto à missão da empresa. A situação usual é encontrar colaboradores que nem sequer sabem o que é missão ou, pior, colaboradores com entendimento conflitante quanto à definição da missão da empresa.

Conforme nos ensina o Sun Tzu, estratégia implica em convergência de esforços. Tal princípio é relevante particularmente quando há escassez de recursos ou quando a competição é acirrada e não há tempo para corrigir erros de redirecionamento das decisões.

A comunicação da missão tem também efeitos diretos na motivação das pessoas que colaboram com a organização. Com o entendimento do propósito maior da organização as pessoas passam a entender o papel estratégico até mesmo da atividade mais rotineira. Isto possibilita também a participação de todos na identificação de oportunidades e ameaças à competitividade da organização.


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